Uma iniciativa do ator e diretor Robson Lemos, as noites do projeto Luz, Câmera e Ação têm enriquecido de cultura o espaço artístico do restaurante Sal e Brasa, em Everett, Massachusetts. Desde a noite da abertura do projeto, aquele interessante local transformou-se no ponto de encontro dos artistas brasileiros radicados neste estado.
A idéia básica é apresentar no palco eclético, stand-up comedy, cenas teatrais, pequenos esquetes, cantores, poetas, performances pessoais de dança e malabarismo, dando espaço a todos que queiram mostrar seu talento artístico. Além disso, LCA é também o espaço de lançamento dos últimos curtametragens produzidos por cineastas locais, que surgiram a partir de diversos movimentos cinematográficos entre brasileiros de Massachusetts.
Um dos iniciadores desse processo é o cineasta, agora diretor de televisão, Roberto Carminati, que dirigiu e produziu o filme A Fronteira, em 2002, e abriu espaço para artistas e técnicos locais. Com o trabalho genial da atriz, escritora e produtora Edel Holz a partir de 2003, que, com seus workshops teatrais e produções pessoais, como Meu Brasil é Aqui, que atraiu e preparou inúmeros atores e atrizes, o movimento se intensificou e hoje se proliferam os grupos teatrais em Massachusetts.
Este locutor que vos fala, com o apoio do produtor Chris Rodrigues, também autor do livro O Cinema e a Produção, promoveu uma oficina de cinema, de onde sairam novos cineastas já produzindo seus filmes, como o Alex Ferro, que recentemente fez a direção e a fotografia de Venha Ver o Por do Sol, curta de final de curso e que tem sido também apresentado nas noites culturais do Sal e Brasa.
Outro grupo teatral que se tem destacado na grande Boston é o Ponto de Partida, que tem em seu currículo espetáculos teatrais, shows e eventos culturais.
Recentemente, o grupo teatral Algazarra fez sua estréia no Cafe Belô de Everett. Com as atrizes Catarina Gomes, Edna Guber, Andreza Priscila, o público tem se divertido com teatro infantil, teatro de bonecos, malabarismo, números circenses e muito mais. Andreza também idealizou e apresenta seu alter-ego, a personagem Floripes, engraçadíssima e com um perfil bem criativo.
Esse singelo artigo pode ser o primeiro de muitos que integrarão a comunidade artística brasileira de Massachusetts. O próximo passo é ser criada uma associação, a ATED-MA, Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Massachusetts e registrá-la junto ao órgão brasileiro SATED e conquistar o espaço que o artista brasileiro batalha nos EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário