sábado, outubro 15, 2005

Não tenha medo do seu inglês...ou da sua inglesa!

Brazilino came across uma situação incomum. Estava numa aula, aprendendo inglês, porque se mancou e viu que aqui na terra do Tio Sam quem não faz, leva. E escutava os depoimentos dos atentos alunos que faziam parte de seu grupo num cursinho desses que proliferam pela Nova Inglaterra.
Este redator vai pedir licença para uma explicação rápida e rasteira: por observação em passeios sutís pelos corredores de alguns desses cursinhos, notamos que o papo rola solto. O papo em português! A rapaziada comenta sobre tudo: sobre o primo que está vindo, o busy do restaurante, o horário que costuma acordar para entregar jornal, o celular toca, eles atendem e o alvoroço toma conta de algumas salas de aula. Os professores tentam! São uns heróis." Agora, vamos ver o significado do Present Continuous". Um ou outro aluno lembra; "presta atenção, pessoal. Assim não dá!"
Os imigrantes ilegais são sempre enganados e sub-empregados. Sentem-se, também, discriminados por outros brasileiros que aqui estão. A faxineira, (cleaner) garçon (waiter) ou o pedreiro (bricklayer), sentem-se inferiores se não tentam um curso de inglês, ao menos para entender o que o boss, o supervisor ou o co-worker estão falando.
No entanto, contradição: na sala, vale conversar sobre novela, sobre o futebol e a baixa do dólar. No final, uma aula de 2 ou 3 horas só compensa pelo alívio natural que todos sentem quando acaba uma sessão de terapia. Inglês como terapia! O idioma, que é necessário para a sobrevivência, pouco!
Brazilino, que sempre procurou ser um pouquinho smart, deixou a turma toda ir embora, resolveu ficar uns minutos a mais e ouviu a professora falando no celular. Ele esperou um pouco, sem entender quase nada do que rolava na conversação, mas no final ouviu a palavra Ergophobics. Uau! Essa êle não tinha escutado nem na palestra que assistiu na Harvard, acompanhando a Michelle, lourinha que êle tinha atacado nas noites do Karaokê do Plaza Garibaldi.

“ Teacher”, disse ele, “desculpe a pergunta, mas o que é isso que a senhora acabou de falar, alguma gíria legal?” -“ O que...? Ergophobics? Bem, essa palavra literalmente quer dizer medo de trabalho. Eu estava explicando para meu amigo que os brasileiros que estão aqui não têm medo do trabalho pesado. Têm 3 empregos e tudo, mas têm medo do homework, o dever de casa, era dessa ergofobia que eu estava falando. Medo de trabalhar ...com o inglês".

Brazilino foi pensando no assunto até chegar em casa. Bateu um feijão com arroz, entrou no quarto e colocou o DVD que Zequinha tinha alugado no NetFlix. E colocou o último episódio de “Lord of the Rings”, aonde as cenas dos Orcs trabalhando para o Feiticeiro do Mal o fez lembrar do que é o brasileiro vivendo na América: gente que dá um duro danado, submetendo-se a sub-empregos, muitos sentindo-se humilhados. Pensou, antes de bater o sono: “será que alguma dessas pessoas deu o mesmo duro no Brasil?”... tanta energia que a gente dá de graça para Tio Sam.... “fazer a América nestas condições. Isso é coisa do século passado. É, mas a Sol mandou muitos dólares pros pais...também vou mandar” . E assim dormiu, tranquilamente, porque afinal dia seguinte era day-off...

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola,
Pesquisando aqui na net sobre empregos no Brazil para quem fala ingles, achei esse espaco e fui lendo.Claro que concordo com tudo com que esta escrito, porem gostaria de acrescentar MInha Historia.
Vim para ca ja ha 10 anos, estudei e me fomei na HIgh School, alem disso tb tenho formacao universitaria no Brazil, alem disso tb sou formado em danca e trab num programa Health mind and Health Body aqui na minha cidade de Lowell/MA...Tenho 45 anos.
Tudo maravilhoso nao e mesmo, porem estou pensando em retornar ao Brazil e procurando empregos ,e tb em qualquer parte do mundo que eu tenha mais dignidade, so aque tudo esbarra no item EXAME MEDICO. pois eu sou HIV POSITIVO ASSINTOMATICO(sem ter desenvolvido nenhuma doenca, no caso so tenho o virus mesmo).Ora SAIBAM VOCES QUE E PRATICAMENTE IMPOSSIVEL eu poder melhorar de vida pois ninguem me aceita para TRABALHAR ,pois tudo esbarra no famoso EXAME MEDICO....
Detalhe , hoje e o dia do meu aniversario e to me dando de presente por a boca no trombone e tentar mudar esse preconceito idiota das pesseoas que tem alguma doenca e querem continar a viver ,porem sem alternativas a nao ser virar algo completamente parado e so esparando o dia da morte e sem opcao de vida.
Esse e meu grito : TO VIVO QUERO TRABALHAR , TENHO DIREITO A VIDA, ME DEIXEM VIVER...
DETALHE NESSE TEMPO AINDA QUE ESTOU AQUI NOS USA ESCRI UM CHILDRENS BOOK, VEJAM SE EU FOSSE TAO INCAPACITADO NEM TERIA APRENDIDO UM SEGUNDO IDIOMA E NEM ESCRITO UM LIVRO E NEM ESTARIA AJUDANDO AS PESSOAS COM PROBLEMAS MENTAIS E FISICOS AQUI NOS USA, nao e mesmo
Meu nome e Zito Camillo da Silva,e, se alguem ler o que escrevi e tiver afim de mudar tudo isso( tal qual um dia DR Matim Luther King fez) entre em contato...(978) 726 7634 cell phone......sei que como eu muitos querem gritar

Novos Crimes do Amor

Novos Crimes do Amor Nota do autor: Para escrever este conto, eu me baseei em crimes realizados no seio da comunidade brasileira...