quarta-feira, setembro 01, 2004

Meu amigo Arnaldo Baptista

AGORA, o mais interessante da semana foi o que aconteceu no escritório onde trabalho; é uma empresa americana, que edita um Guia internacional de companhias que operam vôos charters executivos e táxis aéreos. Meu trabalho é divulgar, promover e solicitar negócios de publicidade para a edição. Todos que lá trabalham são estrangeiros, sou o único brasileiro.

Um dos vendedores, o Paul Kontaratos, de pais gregos mas nascido aqui, de repente se vira para mim e pergunta se eu conheci uma banda brasileira dos anos 60 chamada Os Mutantes.

Olha só que estranho. Nunca pensei que um americano contemporâneo fosse imaginar quem seriam Os Mutantes.

Eu disse que sim, que conhecia a banda e que tinha falado umas duas vezes com o Arnaldo Baptista e com a Rita Lee nos anos 60, na época de loucura que vivi com Eloênia Mazarelli, uma beatnick que me levava para São Paulo para fazer parte de um momento interessante da música popular brasileira, sem que eu notasse. Dei logo uma dica para ele, que abriu o site da Rita e ficou se deliciando com as fotos dos tempos de Mutantes da carreira dela. E eu me lembrando do Festival da Record em 68.

No dia seguinte de manhã, encontrei na minha mesa o CD do qual ele comentava. Um álbum lançado pelo selo do David Byrne, com uma seleção do melhor dos Mutantes.

Fiquei ouvindo o CD no meu carro durante uns três dias, comecei a me imaginar no Solar da Fossa, jogando voleibol com Caetano, Gil e Rogério Duprat, tomando umas cervejas e muita conversa fora com um escritor português, o Antonio Tavares-Telles. Tudo por conta da Tropicália.

Daí, dirigindo entre Brighton, South Boston, Somerville, Malden e Cambridge, escutando o CD dos Mutantes, senti que precisava re-encontrar amigos antigos, teclei no Google o nome do Tavares-Télles e não é que o amigo intelectual apareceu logo, como colunista de um jornal português. Mandei um email, logo respondido por sua filha, a Rita dizendo que para se comunicar com o Tavares-Telles, ligue para...em Portugal. E falei com o portuga, hoje! Impressionante esses anos 2000!

Abençoada Internet! Outro dia achei o Glaico Costa, ainda morando em Monteiro Lobato e exibindo sua arte em galerias de São Paulo. Encontrei também a Tonia Hernandez Perea, hoje diretora da principal biblioteca científica de Barcelona. Nós nos cruzamos em 1981, nas Ramblas de Cataluña. Dividimos uma casa em La Floresta Terruel e um ático em Sitges.

Para encerrar a terça-feira, último dia de Agosto, abri o site da Lagosnet em Macaé, porque afinal o Luciano (Bavarotti), da Imarketix andou dando uma bicadinha aqui pelo Blog e logo vejo...o que?

Arnaldo Baptista faz show em Belo Horizonte! Lançamento do Let it Bed. Quero saber como foi....


Recordar é viver!!!!

Até mais! Continuem me apoiando, eu imploro o seu perdão!!!!

Phydias Barbosa

Nenhum comentário:

Novos Crimes do Amor

Novos Crimes do Amor Nota do autor: Para escrever este conto, eu me baseei em crimes realizados no seio da comunidade brasileira...