domingo, maio 28, 2006

Primeiro Seminário Brasileiro de Comunicação




Kick Off no Boteco da Copa - Quinta, 24 de Maio

Está meio difícil descolar alguém que me dê uma carona até o Arts District, em plena área renovada do muito chic e exótico local miamense. Há muito tempo não participo de uma festinha dessas, aonde penso encontrar representantes ilustres do jornalismo brazuca’americano. Nao sei se vou conseguir chegar. Pensei em pegar o trem até o Aeroporto, e de lá um buzão, mas ia chegar meio cansado das paradas obrigatórias. Liguei pro Garcez, ele não atendeu, estava no Aeroporto de Atlanta pegando um vôo da Delta para o Brasil. Mr. K., meu associado, tinha uma reunião marcada e fiquei na esperança de Charla e Marcia, do TC Brazil, passarem para me apanhar em Boynton. Mas elas moram em Vero Beach, são quase 2 horas dirigindo até Miami. Acho que não virão. Tenho que ligar agora às 4 Pm para confirmar. A Sylvia acaba de me ligar. Pessoa muito legal, ela é a nova colunista social do jornaleco de Port St Lucie, que a Marcia Van Guilder edita com um esforço danado. Ela vai me dar uma carona e aproveitar para conhecer a galera. Afinal, como diz muito bem o editor do Achei USA, ela é uma ad hoc e ainda não se estabeleceu profissionalmente na área. Boa oportunidade. A minha carona caiu do céu pra mim e pra ela.

Elaine, minha parceira na vida, tem que ficar com nosso Jeep Liberty. Enquanto eu estiver me divertindo, ela vai ganhar um dinheirinho distribuindo nossos produtos Herbalife. Há clientes aflitos por melhorar a saúde. Ela ainda vai dar umas aulas de inglês para seus alunos da Ms. Elaine´s English School. Alguém tinha que trabalhar nessa família.

A aventura no garipão da Silvia até Miami serviu para trocarmos idéias sobre o TC Brazil e levantei a questão da forma como os colunistas apresentavam suas matérias e de como a Marcia ainda vai ralar com o problema da revisão. No Boteco da Copa, na Galeria de Arte Solange Rebêlo, encontrei com diversos amigos, antigos clientes do Brazilian Courier nos anos 90 e alguns novos conhecidos. Pouco a pouco, a tribo está abrindo um pouquinho mais de espaço para mim.

No Seminário...26 de Maio de 2006
Marcia veio me buscar hoje de manhã. Chegamos no Broward Center e sentí um clima muito interessante no ar.
Tinha sido convidado por Carlos Borges para estar no painel de jornais como mediador, junto a diversos representantes do jornalismo nanico brasileiro estabelecidos no exterior. Aceitei imediatamente. Apresentar uma bancada com Maurício Azêdo, presidente da ABI, é uma honra ímpar. E ainda ter a oportunidade de aprender sobre NOVOS FORMATOS com Sérgio do Rêgo Monteiro. Como diria meu coleguinha Jorge Nunes do Achei USA “uma plêiade de seletos entendidos”. Gostei de rever ícones do jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, como Al de Souza, Chico Moura, Roberto Moura, (Brazilian Voice) e ver o esforço da jornalista radicada no Canadá e seu programa de TV. Maravilha ter reencontrado Edilberto Mendes. Gilvan de Sergipe não aparecia com as cópias do Brazilian Times. Logo depois, chegaria a nossa vez e eu me preparei para ser o mediador do painel. Quando voltei do meu lanchinho no Subway do Museu de Ciências, em frente ao local do evento, Borges logo veio falar comigo. “Phphydias, estou sem dois palestrantes. Eu posso ser o mediador, você poderia ser um dos palestrantes”? Eu disse logo que sim, afinal a oportunidade era rara, a de me apresentar a um grupo seleto que estaria na platéia e, nesse caso, dividir o podium com ilustres figuras. Preparei meu speech em 10 minutos. Meu tempo no ar serviu para descontrair a platéia. E finalmente, encontrei Gilvan de Sergipe com as cópias do Brazilian Times.

Leiam no próximo Blog a segunda e ultima parte

Nenhum comentário:

Novos Crimes do Amor

Novos Crimes do Amor Nota do autor: Para escrever este conto, eu me baseei em crimes realizados no seio da comunidade brasileira...