terça-feira, maio 13, 2014

"Como é ser negro no Brasil?" Assista Caminhos da Reportagem na TV Brasil Internacional

 

Caminhos da Reportagem, um programa da 

TV Brasil Internacional 

Trailer aqui: 

https://www.youtube.com/watch?v=C9EIstGxjoM&feature=youtu.be

Nesta semana o programa Caminhos da Reportagem entrevista jovens de classe média e média alta, professores universitários, moradores da Rocinha e de Madureira (Rio de Janeiro) para responder à pergunta: como é ser negro no Brasil?

"Eu já namorei com um rapaz que adorava ostentar o quanto eu sambo. Só que quando eu chegava em casa ele me dizia 'você nem é tudo isso' ", diz Manoela Gonçalves, mãe e estilista. Ela está na estatística do último censo do IBGE: as mulheres negras são as que menos se casam.


"Sou a primeira pessoa negra na família da minha mãe e a primeira branca da família do meu pai", diz Janaína Jay Viegas, acostumada também a ser a única negra em escolas particulares.


O documentário apresenta pessoas que têm origem africana, pele clara, cabelo crespo e muitas dúvidas na hora de se declarar negras. Certeza mesmo têm os pesquisadores da Universidade de São Carlos (UFSC) quando o tema é violência. Os negros são as maiores vítimas da polícia militar em São Paulo, Rio e Minas. As famílias de Amarildo Dias de Souza -- levado pela PM da casa dele e desaparecido até hoje -- e de Cláudia Silva Ferreira -- morta e arrastada pelo carro da polícia, dizem que o preconceito não está só na cor da pele.

Roteiro e direção: Bianca Vasconcellos
Reportagem: Aline Beckstein, Gustavo Minari, Luana Ibelli
Produção: Aline Beckstein, Fernanda Balsalobre, Luana Ibelli e Thaís Rosa
Imagens: Eduardo Viné, Alexandre Nascimento, Édina Girardi, Geylson Paiva e Pedro Gomes
Auxiliares: Diogo Nunes, Edgar Monteiro, Edivan do Nascimento e Wladimir Ortega
Edição de imagens: Caio Cardenuto e Fábio Montes
Sonoplastia: Priscila Resende



NO AR: Quinta Feira, 13 de Maio 9PM (Hora da Costa Leste americana)

Somente pela: http://www.tvbrasil.ebc.com.br/internacional/


DE GRAÇA, VIA INTERNET

CONECTE-SE COM O MELHOR DO BRASIL! 

Nenhum comentário:

Novos Crimes do Amor

Novos Crimes do Amor Nota do autor: Para escrever este conto, eu me baseei em crimes realizados no seio da comunidade brasileira...